segunda-feira, 10 de maio de 2021

 



PARA LEITURA SOBRE O TRABALHO FINAL



Para pensar na criação de sua apresentação [possibilidades]:

1. Scott Pilgrin / Clube da Luta 
Apresenta com palavras no vídeo e objetos [espaço tipografia]
Os objetos e o cenário também contam sobre você.



2. Amelie Poulain - apresenta o que gosta e o que não gosta;
As suas ações e seus desejos também contam sobre você.
para ver esta cena acima clique aqui




3. Corra Lola Corra: Narrativa Polifônica
Várias histórias dentro da história.
Pode ser um jeito diferente de apresentar a cada um do grupo num mesmo vídeo. 


PARA ENTREGAR 
Conforme apresentado na nossa primeira aula
e revisto na nossa prova do primeiro bimestre
vamos seguir o calendário da Belas Artes.
Acredito que você tenha anotado em sua agenda e/ou no seu caderno as datas.

_Calendário 2021.1 CLIQUE AQUI

_ Avaliação 2º Bimestre - 21 de Junho - TURMA A - Segunda feira
_ Avaliação 2º Bimestre - 25 de Junho - TURMA B - Sexta feira


PARA ENTREGAR:
a. ENTREGAR - Defesa teórica
[Para montar uma defesa teórica você pode utilizar de todo material apresentado e discutido em aula - tanto do primeiro quanto do segundo bimestre, tudo serve como base. Assim, revejam suas anotações de aula, revejam os materiais que estão no blog e no grupo de Whatssapp da disciplina. Saiba que o material estudado pode e deve ser aplicado em seu vídeo se desejar, e pode e deve ser aplicado como base no teórico se desejar];

OS ITENS POSSÍVEIS QUE VOCÊ[s] PODEM INSERIR NO TEÓRICO SERÃO APRESENTADOS AULA A AULA E APLICADOS AQUI AOS POUCOS
[sempre refresque a tela]:
1. Cronograma
2. Briefing
3. Etapas [ver abaixo: pré-produção - produção - pós-produção ]
Obs.: Pode usar e abusar de imagens e texto em sua defesa teórica; Lembram do vídeo da Laura Liu sobre Metodologia do Processo Criativo? Ela diz sobre DEFENDER sua ideia. O vídeo esta logo mais abaixo.
4. [será colocado em andamento com a aula]
5. ...
6. ...

b. ENTREGAR - Video
[ link postado no youtube - o link estara na defesa teórica ]


ETAPAS

a. cronograma CLIQUE AQUI

REUNIÃO

BRIEFING

ROTEIRO

SHOOTING BOARD

STORY BOARD

CENOGRAFIA

ENSAIO

GRAVAÇÃO

EDIÇÃO

FINALIZAÇÃO

ENTREGA

b. briefing CLIQUE AQUI 
Atenção: não existe "um único modelo" de briefing.
Existem modelos de "briefings", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto

c. método.
Atenção: não existe "um único modelo" de MÉTODO.
Existem diferentes modelos de "métodos", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto

EXEMPLO - MÉTODO DA LAURA LIU


EXEMPLO - MÉTODO DO BRUNO MUNARI


1. Pré-Produção:

Objetivos do vídeo

Orçamento

Tipo de vídeo

Prazo

Roteiro

Arte [Concepts / Shooting e Story board] - Lembrar Nelson José Urssi "A linguagem cenográfica"; Mood Board


Tipos de Narrativas CLIQUE AQUI

Seleção de atores e locações

Equipe e equipamento extras, se necessário


1.1 Entre os objetivos da Pré- Produção estão:

Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;

Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;

Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;

Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;

Listar as atividades de cada componente da equipe;

Listar o que será usado na produção;

Montar cenários e/ou conhecer locações;

Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).


1.2 Planos e Regras de Enquadramento

Plano é o segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, isto é, a imagem registrada durante o intervalo quando a câmera está ligada, gravando uma cena. Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Quanto aos planos cinematográficos eles começam a ser classificados de acordo com imagens de cenas externas. Temos os seguintes planos:

Grande Plano Geral (GPG) - Descreve o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto, sendo impossível perceber a ação ou identificar os personagens, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg);

Plano Geral (PG) - Apresenta um ângulo de visão menor que o GPG. Nele se percebe a figura humana, mas é difícil reconhecer as personagens e a ação. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg). Na TV, o plano geral (PG) mostra o personagem de corpo inteiro. Ao enquadrar o ator, é deixado um pouco de espaço acima da cabeça e abaixo dos pés (diferença de 10% entre a imagem da fita e o visor);

Plano Conjunto (PC) - Apresenta personagem ou grupo de pessoas no cenário e permite reconhecer atores e movimentação em cena. A ação não é visualizada nos mínimos detalhes, tendo um caráter descritivo e narrativo, com tendência maior para a descrição (4 a 8 seg.). Na TV, o plano conjunto (PC) é aquele que corta o personagem na altura dos joelhos ou pouco acima.

Plano Médio (PM) - Tem como objetivo enquadrar o ator em toda sua altura. Sua função é narrativa, pois a ação tem maior impacto na totalidade da imagem (3 a 7 seg) Mostra o ator da cintura para cima. Os olhos do personagem ficam a 2/3 da altura do quadro;

Plano Americano (PA) - Enquadra os personagens acima do joelho ou abaixo da cintura e privilegia a ação em relação ao cenário (3 a 7 seg);

Primeiro Plano (PP) -  Enquadramento que corta o personagem na altura do busto. É um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores e a direção dos olhares, havendo pequena quantidade de detalhes no quadro (2 a 6 seg). Na TV, o primeiro plano (PP) é utilizado em diálogos ou entrevistas;

Primeiríssimo Plano (PPP) - É aquele em que o rosto ou parte do rosto ocupa toda a tela. A ação não é percebida, dando-se atenção ao lado emocional transmitido pela expressão facial do ator. É um plano de função indicativa (1 a 3 seg.). Na TV, o primeiríssimo plano (PPP) também mostra a cabeça do ator, apresentando certo impacto visual.

Plano Detalhe (PD) - É aquele que destaca pormenores do rosto ou do corpo do ator, sendo uma imagem de forte impacto visual e emocional. É um plano de função indicativa. Devido às dimensões exageradas da imagem, necessita de tempo reduzido para a identificação dos objetos em cena (1 ou 2 seg). Na TV, o plano detalhe (PD) também mostra parte do rosto. É um plano de forte impacto visual.

Fonte: http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4



2. Produção:

Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo

Fazer as capturas de vídeo

Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração

Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção


2.1Algumas dicas para Produção de um vídeo:

Adequação entre criatividade e investimento;

Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);

Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;

Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);

A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.




3. Pós-Produção:

Análise das imagens brutas

Produção da história final

Seleção de música e trilha sonora

Edição de vídeo

Revisão e aprovação

Entrega


3.1 Existem diversos software que permitem a edição do vídeo, entre eles:

Movie Maker

Kdenlive

Adobe Premiere

Adobe After Effects

Cantasia Studio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANOTAÇÕES E INFORMAÇÕES

      NOTAS e PROJETOS DO SEGUNDO BIMESTRE CLIQUE AQUI   PARA DOWNLOAD DAS ANOTAÇÕES DE AULA CLIQUE AQUI  PARA ACESSO AS ATIVIDADES ENTREGUE...