4. [será colocado em andamento com a aula]
ETAPAS
a. cronograma CLIQUE AQUI
REUNIÃO
BRIEFING
ROTEIRO
SHOOTING BOARD
STORY BOARD
CENOGRAFIA
ENSAIO
GRAVAÇÃO
EDIÇÃO
FINALIZAÇÃO
ENTREGA
b. briefing CLIQUE AQUI
Atenção: não existe "um único modelo" de briefing.
Existem modelos de "briefings", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto
c. método.
Atenção: não existe "um único modelo" de MÉTODO.
Existem diferentes modelos de "métodos", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto

1. Pré-Produção:
Objetivos do vídeo
Orçamento
Tipo de vídeo
Prazo
Roteiro
Arte [Concepts / Shooting e Story board] - Lembrar Nelson José Urssi "A linguagem cenográfica"; Mood Board
Seleção de atores e locações
Equipe e equipamento extras, se necessário
1.1 Entre os objetivos da Pré- Produção estão:
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
Listar as atividades de cada componente da equipe;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).
1.2 Planos e Regras de Enquadramento
Plano é o segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, isto é, a imagem registrada durante o intervalo quando a câmera está ligada, gravando uma cena. Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Quanto aos planos cinematográficos eles começam a ser classificados de acordo com imagens de cenas externas. Temos os seguintes planos:
Grande Plano Geral (GPG) - Descreve o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto, sendo impossível perceber a ação ou identificar os personagens, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg);
Plano Geral (PG) - Apresenta um ângulo de visão menor que o GPG. Nele se percebe a figura humana, mas é difícil reconhecer as personagens e a ação. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg). Na TV, o plano geral (PG) mostra o personagem de corpo inteiro. Ao enquadrar o ator, é deixado um pouco de espaço acima da cabeça e abaixo dos pés (diferença de 10% entre a imagem da fita e o visor);
Plano Conjunto (PC) - Apresenta personagem ou grupo de pessoas no cenário e permite reconhecer atores e movimentação em cena. A ação não é visualizada nos mínimos detalhes, tendo um caráter descritivo e narrativo, com tendência maior para a descrição (4 a 8 seg.). Na TV, o plano conjunto (PC) é aquele que corta o personagem na altura dos joelhos ou pouco acima.
Plano Médio (PM) - Tem como objetivo enquadrar o ator em toda sua altura. Sua função é narrativa, pois a ação tem maior impacto na totalidade da imagem (3 a 7 seg) Mostra o ator da cintura para cima. Os olhos do personagem ficam a 2/3 da altura do quadro;
Plano Americano (PA) - Enquadra os personagens acima do joelho ou abaixo da cintura e privilegia a ação em relação ao cenário (3 a 7 seg);
Primeiro Plano (PP) - Enquadramento que corta o personagem na altura do busto. É um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores e a direção dos olhares, havendo pequena quantidade de detalhes no quadro (2 a 6 seg). Na TV, o primeiro plano (PP) é utilizado em diálogos ou entrevistas;
Primeiríssimo Plano (PPP) - É aquele em que o rosto ou parte do rosto ocupa toda a tela. A ação não é percebida, dando-se atenção ao lado emocional transmitido pela expressão facial do ator. É um plano de função indicativa (1 a 3 seg.). Na TV, o primeiríssimo plano (PPP) também mostra a cabeça do ator, apresentando certo impacto visual.
Plano Detalhe (PD) - É aquele que destaca pormenores do rosto ou do corpo do ator, sendo uma imagem de forte impacto visual e emocional. É um plano de função indicativa. Devido às dimensões exageradas da imagem, necessita de tempo reduzido para a identificação dos objetos em cena (1 ou 2 seg). Na TV, o plano detalhe (PD) também mostra parte do rosto. É um plano de forte impacto visual.
Fonte: http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4
2. Produção:
Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo
Fazer as capturas de vídeo
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção
2.1Algumas dicas para Produção de um vídeo:
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.
3. Pós-Produção:
Análise das imagens brutas
Produção da história final
Seleção de música e trilha sonora
Edição de vídeo
Revisão e aprovação
Entrega
3.1 Existem diversos software que permitem a edição do vídeo, entre eles:
Movie Maker
Kdenlive
Adobe Premiere
Adobe After Effects
Cantasia Studio
Nenhum comentário:
Postar um comentário