segunda-feira, 11 de abril de 2022

DOCUMENTÁRIO - PROJETO FINAL - SEGUNDO BIMESTRE - PROJETO FINAL - DOCUMENTÁRIO

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA | SEGUNDO BIMESTRE | TRABALHO EM GRUPO

ATENÇÃO - EXISTE UMA PASTA NO MOODLE COM INFORMAÇÕES DESTE PROJETO FINAL - É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ VÁ ATÉ O MOODLE E VEJA ESTAS INFORMAÇÕES.

REALIZAÇÃO DAS ETAPAS ATÉ A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO

TEMPO DO DOCUMENTÁRIO - LIVRE

DATA DE ENTREGA NO MOODLE:
SEGUNDA FEIRA 20 de JUNHO as 23h
SEM PRORROGAÇÃO DE PRAZO OU HORA
Pois o professor só terá este único dia para corrigir os projetos frente a outras turmas, cursos, trabalhos e entregas para todos da BA. Por favor não peça ao professor para prorrogar prazo ou hora de entrega.
A NÃO ENTREGA acarreta em NOTA ZERO.

APRESENTAÇÃO DO SEU VÍDEO FINAL PARA A CLASSE:
_ Opcional. Você quem decide se deseja falar/apresentar/defender/mostrar seu vídeo para a classe.
_ Obrigatório: o professor irá RECEBER um DOCUMENTO com seus nomes e o link do seu vídeo no MOODLE.
_ SEM PRORROGAÇÃO DO PRAZO E HORA DE ENTREGA [por favor não insista];
_ Após a semana de entrega e avaliação, a partir do dia 27 aqui no blog terá um LINK com acesso a todos os vídeos entregues. Para que você possa assistir aos vídeos dos colegas de classe.
_ Se você desejar apresentar poderá faze-lo em no MÁXIMO 15 minutos CLIQUE AQUI;
É NORMA PADRÃO que em congressos, eventos, instituições de ensino, etc. a apresentação seja de no máximo 15 minutos.

DICAS ESSENCIAIS CLIQUE AQUI

1. FORMAR GRUPOS DE 01 A 06 PESSOAS;

2. O FECHAMENTO DE NOTA DO SEGUNDO BIMESTRE SERÁ EM 20 JUNHO até as 23h

3. TEMOS PELA FRENTE 10 SEMANAS DE TRABALHO. 

4. PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO AUDIOVIUSAL [cinematográfico]:
É preciso uma palavra final de: direção geral / direção de arte / direção de fotografia.

5. CRIE UMA PASTA NO GOOGLE DRIVE para seu grupo. O LINK DESTA PASTA SERÁ PARTILHADO COM A TURMA TODA, primeiro criar o link e enviar o link da sua pasta ou da pasta do seu grupo para o professor. DEPOIS DENTRO DESTA PASTA DO GOOGLE DRIVE teremos outras subpastas tais como:
a. Subpasta 01 com a analise de um outro documentário;
b. Subpasta 02 com CRONOGRAMA DE TRABALHO [tem um link de cronograma logo abaixo/
c. Subpasta 03 com STORYLINE
d. Subpasta 04 com ROTEIRO
e. Subpasta 05 com SHOOTING BOARD [fotos autorais] VEJA EXEMPLO CLIQUE AQUI e assista ao Shooting do filme THE HOBBIT com Peter Jackson [a partir dos 15m de filme]. ATENÇÃO: Se você faz as fotos DURANTE A GRAVAÇÃO e não ANTES, então NÃO É SHOOTING BOARD é MAKING OF. O Shooting board é feito antes da gravação para estudar o local onde será gravado.
f. Subpasta 06 com STORY BOARD
ATENÇÃO: STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS
f1. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
f2. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
f3. Plano de câmera utilizado;
f4. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;

g. Subpasta 07 com Making of [arquivos diversos]
h. Subpasta 08 com SINOPSE
i. Você pode ainda criar outras subpastas com outros itens tais como marketing de ativação, material de divulgação, convergência de mídias...



_PRE-PRODUÇÃO:

Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Roteiro.
Cronograma de trabalho.
Decupagem do roteiro.
Escolha de Locação.
Escolha de Casting [ideia / possibilidades]
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).


_PRODUÇÃO

Painel Semântico [imagens para ideias]
Leitura de roteiro - Decupagem;
_ SHOOTING BOARD – painel semântico feito com suas próprias imagens.;
_ STORY BOARD – Mínimo 04 quadros muito bem pensados cada quadro com 04 itens:
a. desenho em si.
b. descritivo do desenho.
c. plano de câmera.
d. locução ou som [se houver].
Obs. Mesmo que não seja gravado de acordo com o story board é importante que este seja bem estruturado e bem pensado. Que se apresente com propriedade, ou seja, beleza científica.
_ CASTING
_ ENSAIO
_ LOCAÇÃO
_ GRAVAÇÃO

Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo;
Fazer as capturas de vídeo;
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração;
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção;
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.


_PÓS-PRODUÇÃO

_ EDIÇÃO DE SOM E VÍDEO
Análise das imagens brutas;
Produção da história final;
Seleção de música e trilha sonora;
Edição de vídeo;
Revisão e aprovação;
Entrega;


5. TEMA DO TRABALHO:
DOCUMENTÁRIO SOBRE SUA VIDA
OU A VIDA DA SUA FAMÍLIA
OU A VIDA DE UM/A AMIGO/A
OU A VIDA DE ALGUÉM QUE QUEIRA:
Morador em situação de rua / creches / ambiente universitário / ...
O TEMA EM SI É: VIDA DO SER HUMANO.

PODE SER UM DOCUMENTÁRIO VERDADEIRO OU UM FALSO DOCUMENTÁRIO. 

FALSO DOCUMENTÁRIO [mockumentary]:
Por exemplo – vc faz um documentário comprovando que seu/ua vizinho/a é um Power ranger.
Mas deve fazer o espectador acreditar que seu/ua vizinho seja um Power ranger.


6. ORGANIZANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
CRIAR UM CRONOGRAMA NO EXCELL COM 10 SEMANAS SEGUINTES. 
PARA DOWNLOAD DE UMA SUGESTÃO DE TABELA CLIQUE AQUI

SALVAR A PLANILHA NA NUVEM PARA QUE TODOS DO GRUPO TENHAM ACESSO.

SUGESTÃO: CRIAR UMA PASTA DESTE PROJETO PARA O GRUPO.
E NESTA PASTA COLOCAR O CRONOGRAMA DE TRABALHO.


EXEMPLO DE DOC ANIMADO: O MALABARISTA
Veja no vídeo acima que tem DEPOIMENTOS
estes depoimentos, verdadeiros ou não, dão a característica 
DOCUMENTAL do desenho, ou seja, um recorte de DOCUMENTO
da vida como ela é. 

OBSERVE TAMBÉM:
Para a construção do MALABARISTA a importância do ESPAÇO COR [colorido e sem cor]
da escolha dos PLANOS DE CAMERA tais como: PLANO GERAL e PLANO DETALHE e CLOSE.
Estes planos, estas cores ajudam a contar a narrativa.

PARA NOSSO PROJETO, este projeto de você e sua equipe criar um documentário
o que importa É O PROCESSO. E esse processo será avaliado semana a semana.

PARA ENCERRAR
Ainda dentro do PROCESSO, veja que o MALABARISTA traz também
uma CONSCIÊNCIA DA IMAGEM.
Na cena final onde a personagem esta triste é uma releitura de outros dois filmes:
"As noites de Cabíria" - cena final clique aqui
"Apenas o Fim" - Cena final clique aqui


O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE ENTREGA E PONTUAÇÃO [nota/valor]
PROJETO FINAL:

Para apresentar um produto AUDIOVISUAL: pense na linguagem do TIKTOK. Pode até ser uma linguagem contemporânea, e tem toda uma "técnica" de estilo e linguagem.
Mas cuidado para seu documentário não ficar parecendo um vídeo de TikTok.

A PROPOSTA é que seu documentário passe CREDIBILIDADE.
Mesmo sendo um FALSO DOCUMENTÁRIO ele deve parecer informar, educar, instruir, "mostrar a verdade".

O QUE SERÁ AVALIADO?
_ O PROCESSO de criação, a JUSTIFICATIVA LÓGICA de suas escolhas na linguagem.
1. Tem pesquisa e um “PORQUE” nas escolhas da sua narrativa/linguagem audiovisual.
Ex. A escolha de uma narrativa fragmentada foi pensada? Ex. canal nostalgia.
O plano de câmera PLONGÉ foi usado pois queremos que o espectador sinta neste momento tal emoção? Porque escolheram determinado plano de câmera? 
A trilha sonora selecionada é com RITMOS ACELERADOS pois precisamos dar emoção...? Porque usaram?
Ou seja TUDO TEM UM PORQUE... ou um PORQUE na maioria das escolhas. 
PERCEBE-SE UMA CONSTRUÇÃO do seu projeto.

2. É NECESSÁRIO que tenha no seu produto audiovisual IMAGENS AUTORAIS,
ou seja, você deve gravar suas imagens e não apenas utilizar de banco de imagens.

3. PODE TERCEIRIZAR seus esforços: EX. Narrativa – a pessoa sabe narrar / falar / tem voz em potencial?
pode terceirizar com alguém que saiba bem OS CORTES de edição e o significado destes CORTES. 
Pode trazer INFOGRÁFICOS com designers ou animadores....
Você é O/A CRIADOR/A DIRETOR/A;

4. VERIFICAR EXEMPLOS DE DOC.
Assista e analise DOCUMENTÁRIOS, vejam o que e como eles se apresentam. Enquadramentos, locuções, vinhetas, gráficos, pesquisa, seleção de fotos, seleção de filmes, como isto tudo é editado e apresentado.
Para seu grupo veja em outros documentários, de diferentes temas o que é bom e o que é ruim. Use-os.
Lembrem-se que há SUBGENEROS nos documentários. [Há um link acima, neste mesmo post que mostra este subgêneros]

5. QUEM SABE APLICAR "CARACTERÍSTICAS" de DOCs que passam CREDIBILIDADE de algo real:
_ Câmera tremendo.
_ Câmera de vigilância.
_ Handcam. Depoimentos.
_ Loc. Off.
_ Stalker.
_ Imagens Históricas.
_ Simulações narradas.
_ Depoimentos. 

6. O QUE É PRECISO TER NO VÍDEO:
_ Título da obra;
_ Imagens autorais [captação de imagens pelo grupo];
_ Estudo planejado de Edição de imagens [o porque da edição]
_ Estudo planejado de faixas de áudio [trilha, depoimentos, narração off]
_ Créditos no final e/ou no começo do produto audiovisual;
_ TRAZER CREDIBILIDADE, como algo real, de valor.

7. COMO SERÁ ACOMPANHADO SEU PROCESSO? POR MEIO DE:
_ Análise de outros documentários;
_ Cronograma;
_ Storyline;
_ Roteiro;
_ Shooting Board; [fotos autorais]
_ Story Board com os 04 itens que compõem o story Board clique aqui
_ Link no Google Drive atualizado com arquivos e informações diversas

8. O QUE PODE DAR AINDA MAIS VALOR PARA SEU PROJETO:
_ Making Off.
_ Convergência de Mídias;
_ Livro arte.
_ Originalidade;
_ Marketing de Ativação;
_ Etc. 


Sobre STORY BOARD

ATENÇÃO [como avaliar seu próprio story board]

SEU STORY BOARD, o story board do seu DOCUMENTÁRIO, deve ser um STORY BOARD “MILIONÁRIO”, ou seja, pense que você irá VENDER sua ideia visual, vender seu STORY BOARD para uma grande PRODUTORA como a MGM, PARAMOUNT, O2, GIBBLI, ETC... 
PERGUNTE-SE: o story board que você criou É REALMENTE DIFERENTE? INOVADOR? BOM? ESPECIAL? VENDE?
Se for um story board comum, que outros podem pensar na composição da imagem de modo fácil e trivial, então NÃO É UM STORY BOARD MILIONÁRIO. 
Ele perde a função dele de ser e ser pensado.
Ou seja, PENSE no seu STORY BOARD do documentário.
OBSERVAÇÃO:
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA;
CADA QUADRO APRESENTA 04 itens [ver acima]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANOTAÇÕES E INFORMAÇÕES

      NOTAS e PROJETOS DO SEGUNDO BIMESTRE CLIQUE AQUI   PARA DOWNLOAD DAS ANOTAÇÕES DE AULA CLIQUE AQUI  PARA ACESSO AS ATIVIDADES ENTREGUE...