terça-feira, 18 de abril de 2023

AULAS SEGUNDO BIMESTRE

 


PROJETO FINAL: documentário ou mocumentário
_ Agendar e Organizar; clique aqui
_ Individual ou em Grupo;
_ Pode terceirizar;
_ Valendo de 0 a 5 pontos
_ Prazo de entrega: 12 de junho

_Outros projetos no decorrer do bimestre
02 projetos individuais ou em até 03 pessoas - valendo 2,5 pontos cada:
Story Board do seu Documentário/Mocumentário
_ Diorama Estúdio Belas Artes;


SEGUNDO BIMESTRE

 _ Análise de site - pesquisa em videoarte e documentários, produtos audiovisuais
FILE clique aqui
NOWNESS clique aqui
MUSEU DA PESSOA clique aqui


VÍDEOS POÉTICOS ACADÊMICOS/AS BELAS ARTES
CLIQUE AQUI

















 

DOCUMENTÁRIO EDUARDO COUTINHO

SÃO PAULO EM HI FI

DZI CROQUETES

Treasures from the Wreck of the Unbelievable

THE CODE


DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO 2022.1
CLIQUE AQUI


DOCUMENTÁRIOS
COMUNICAÇÃO 2022.1
CLIQUE AQUI 


DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO 2022.2
CLIQUE AQUI

DOCUMENTÁRIOS
COMUNICAÇÃO 2022.2
CLIQUE AQUI




NARRATIVAS: polifônica, circular, fragmentadas, inserção, binária clique aqui

ETAPAS

a. cronograma CLIQUE AQUI

REUNIÃO
BRIEFING
ROTEIRO
DECUPAGEM
MAPA MENTAL
PAINEL SEMÂNTICO
SHOOTING BOARD
STORY BOARD
CENOGRAFIA
ENSAIO
GRAVAÇÃO
EDIÇÃO
FINALIZAÇÃO
ENTREGA

b. briefing CLIQUE AQUI Atenção: não há "um modelo" de briefing. Há "briefings", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto

c. método. Atenção: não há "um modelo" de MÉTODO. Há "métodos", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto




1. Pré-Produção:

Objetivos do vídeo;
Orçamento;
Tipo de vídeo;
Prazo;
Roteiro
Arte [ Mood Board /  Shooting /Concepts e Story board] - Lembrar Nelson José Urssi "A linguagem cenográfica";
Tipos de Narrativas CLIQUE AQUI
Seleção de atores e locações;
Equipe e equipamento extras, se necessário;

1.1 Entre os objetivos da Pré- Produção estão:
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...);
Listar as atividades de cada componente da equipe;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).

1.2 Planos e Regras de Enquadramento


Plano é o segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, isto é, a imagem registrada durante o intervalo quando a câmera está ligada, gravando uma cena. Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Quanto aos planos cinematográficos eles começam a ser classificados de acordo com imagens de cenas externas. Temos os seguintes planos:

Grande Plano Geral (GPG) - Descreve o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto, sendo impossível perceber a ação ou identificar os personagens, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg);

Plano Geral (PG) - Apresenta um ângulo de visão menor que o GPG. Nele se percebe a figura humana, mas é difícil reconhecer as personagens e a ação. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg). Na TV, o plano geral (PG) mostra o personagem de corpo inteiro. Ao enquadrar o ator, é deixado um pouco de espaço acima da cabeça e abaixo dos pés (diferença de 10% entre a imagem da fita e o visor);

Plano Conjunto (PC) - Apresenta personagem ou grupo de pessoas no cenário e permite reconhecer atores e movimentação em cena. A ação não é visualizada nos mínimos detalhes, tendo um caráter descritivo e narrativo, com tendência maior para a descrição (4 a 8 seg.). Na TV, o plano conjunto (PC) é aquele que corta o personagem na altura dos joelhos ou pouco acima.

Plano Médio (PM) - Tem como objetivo enquadrar o ator em toda sua altura. Sua função é narrativa, pois a ação tem maior impacto na totalidade da imagem (3 a 7 seg) Mostra o ator da cintura para cima. Os olhos do personagem ficam a 2/3 da altura do quadro;

Plano Americano (PA) - Enquadra os personagens acima do joelho ou abaixo da cintura e privilegia a ação em relação ao cenário (3 a 7 seg);

Primeiro Plano (PP) -  Enquadramento que corta o personagem na altura do busto. É um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores e a direção dos olhares, havendo pequena quantidade de detalhes no quadro (2 a 6 seg). Na TV, o primeiro plano (PP) é utilizado em diálogos ou entrevistas;

Primeiríssimo Plano (PPP) - É aquele em que o rosto ou parte do rosto ocupa toda a tela. A ação não é percebida, dando-se atenção ao lado emocional transmitido pela expressão facial do ator. É um plano de função indicativa (1 a 3 seg.). Na TV, o primeiríssimo plano (PPP) também mostra a cabeça do ator, apresentando certo impacto visual.

Plano Detalhe (PD) - É aquele que destaca pormenores do rosto ou do corpo do ator, sendo uma imagem de forte impacto visual e emocional. É um plano de função indicativa. Devido às dimensões exageradas da imagem, necessita de tempo reduzido para a identificação dos objetos em cena (1 ou 2 seg). Na TV, o plano detalhe (PD) também mostra parte do rosto. É um plano de forte impacto visual.

Fonte: http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4


2. Produção:
Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo;
Fazer as capturas de vídeo;
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração;
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção;

2.1Algumas dicas para Produção de um vídeo:
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.

3. Pós-Produção:
Análise das imagens brutas;
Produção da história final;
Seleção de música e trilha sonora;
Edição de vídeo;
Revisão e aprovação;
Entrega

3.1 Existem diversos software que permitem a edição do vídeo, entre eles:
Movie Maker
Kdenlive
Adobe Premiere
Adobe After Effects
Cantasia Studio


SEGUNDO BIMESTRE

REALIZAÇÃO DAS ETAPAS ATÉ A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO.
CLIQUE AQUI para saber sobre os GENEROS possíveis de documentários

TEMPO DO DOCUMENTÁRIO - LIVRE

Existem documentários de 10 minutos [ou menos] até 90 minutos ou mais.
Vejam exemplos de documentários no CANAL CURTA clique aqui ou pelo instagram clique aqui

exemplo de documentário de 10 minutos do canal curta



DATA DE ENTREGA NO MOODLE: 12 de JUNHO as 23h59m

SEM PRORROGAÇÃO DE PRAZO OU HORA
NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS ENTREGUES POR E-MAIL


APRESENTAÇÃO DO SEU VÍDEO FINAL PARA A CLASSE:

_ Apresentação Oral Opcional:
Você quem decide se deseja falar/apresentar/defender/mostrar seu vídeo para a classe.
_ Se você desejar apresentar poderá faze-lo em no MÁXIMO 15 minutos CLIQUE AQUI;

Entrega no Moodle Obrigatória:
Postar no Moodle um DOCUMENTO com seus nomes e o link do seu vídeo.

_ Após as entregas aqui no blog terá um LINK com acesso a todos os vídeos

O COMEÇO DE TUDO
1.
 FORMAR GRUPOS DE 01 até N PESSOAS
[pense que uma produtora tem muitas funções e muitas pessoas trabalhando em um único vídeo, a sala pode fazer um produto único se desejar];
Lembre-se que quanto maior o tamanho da equipe melhor se apresenta um projeto.
Ou seja, mais pessoas no grupo, espera-se e irá ser cobrado um trabalho mais organizado e melhor desenvolvido.

3. AGENDA / CRONOGRAMA
TEMOS PELA FRENTE 07 SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO EXCLUSIVO AO PROJETO aproximadamente.

4. ORGANIZAÇÃO
PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO AUDIOVISUAL [cinematográfico]:

É preciso uma palavra final de: direção geral / direção de arte / direção de fotografia.

5. o PROFESSOR irá enviar um link do GOOGLE DRIVE onde todos terão suas pastas dos seus respectivos trabalhos.

O LINK DESTA PASTA SERÁ PARTILHADO COM A TURMA TODA.

Primeiro criar o link e enviar o link da sua pasta ou da pasta do seu grupo para o professor pelo MOODLE.
DEPOIS DENTRO DESTA PASTA DO GOOGLE DRIVE teremos outras subpastas tais como:

a. Subpasta 01 com a analise de um outro documentário;
b. Subpasta 02 com CRONOGRAMA DE TRABALHO [há um link de cronograma logo acima ou logo abaixo - apresentado na aula anterior];
c. Subpasta 03 com STORYLINE e SINOPSE. Storyline é o começo, meio e fim descrito de modo rápido contendo spoiler. Sinopse é o que se apresenta, sem spolier.
d. Subpasta 04 com ROTEIRO
e. Subpasta 05 com SHOOTING BOARD [fotos autorais] VEJA EXEMPLO CLIQUE AQUI e assista ao Shooting do filme THE HOBBIT com Peter Jackson [a partir dos 15m de filme].
ATENÇÃO: Se você faz as fotos DURANTE A GRAVAÇÃO é making of, as fotos são feitas ANTES, e fotos feitas antes são SHOOTING BOARD.
Não confundir  Shooting board com making of.
f. Subpasta 06 com STORY BOARD

ATENÇÃO: STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS
f1. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
f2. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
f3. Plano de câmera utilizado;
f4. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;

g. Subpasta 07 com Making of [arquivos diversos]
h. Você pode ainda criar outras subpastas com outros itens tais como marketing de ativação, material de divulgação, convergência de mídias...


_PRE-PRODUÇÃO:

Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Roteiro.
Cronograma de trabalho.
Decupagem do roteiro.
Escolha de Locação.
Escolha de Casting [ideia / possibilidades]
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).


_PRODUÇÃO

Painel Semântico [imagens para ideias]
Leitura de roteiro - Decupagem;
_ SHOOTING BOARD – painel semântico feito com suas próprias imagens.;
_ STORY BOARD – com 04 itens:
a. desenho em si.
b. descritivo do desenho.
c. plano de câmera.
d. locução ou som [se houver].
CASTING
_ ENSAIO
_ LOCAÇÃO
_ GRAVAÇÃO

Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo
Fazer as capturas de vídeo
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.


_PÓS-PRODUÇÃO

_ EDIÇÃO DE SOM E VÍDEO
Análise das imagens brutas
Produção da história final
Seleção de música e trilha sonora
Edição de vídeo
Revisão e aprovação
Entrega


5. TEMA DO TRABALHO:
DOCUMENTÁRIO SOBRE SUA VIDA
OU A VIDA DA SUA FAMÍLIA
OU A VIDA DE UM/A AMIGO/A
OU A VIDA DE ALGUÉM QUE QUEIRA:
Morador em situação de rua / creches / ambiente universitário / ...
O TEMA EM SI É: VIDA DO SER HUMANO.

PODE SER UM DOCUMENTÁRIO VERDADEIRO OU UM FALSO DOCUMENTÁRIO. 

MOCUMENTÁRIO - FALSO DOCUMENTÁRIO [mockumentary]:
Por exemplo – vc faz um documentário comprovando que seu/ua vizinho/a é um Power Ranger.
Mas por favor que não seja parecido com aqueles programas estilo CASOS DE FAMÍLIA.


6. ORGANIZANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º CRIAR UM CRONOGRAMA NO EXCEL COM 05 SEMANAS SEGUINTES.
PARA DOWNLOAD DE UMA SUGESTÃO DE TABELA CLIQUE AQUI

2º SALVAR A PLANILHA NA NUVEM PARA QUE TODOS DO GRUPO TENHAM ACESSO.

SUGESTÃO: CRIAR UMA PASTA DESTE PROJETO PARA O GRUPO.
E NESTA PASTA COLOCAR O CRONOGRAMA DE TRABALHO.


O MALABARISTA

Veja no vídeo acima que tem DEPOIMENTOS
estes depoimentos, verdadeiros ou não, dão a característica 
DOCUMENTAL do desenho, ou seja, um recorte de DOCUMENTO
da vida como ela é. 

OBSERVE TAMBÉM:
Para a construção do MALABARISTA a importância do ESPAÇO COR [colorido e sem cor]
da escolha dos PLANOS DE CÂMERA tais como: PLANO GERAL e PLANO DETALHE e CLOSE.
Estes planos, estas cores ajudam a contar a narrativa.

PARA NOSSO PROJETO, este projeto de você e sua equipe criar um documentário
o que importa É O PROCESSO. E esse processo será avaliado semana a semana.

PARA ENCERRAR
Ainda dentro do PROCESSO, veja que o MALABARISTA traz também
uma CONSCIÊNCIA DA IMAGEM.
Na cena final onde a personagem esta triste é uma releitura de outros dois filmes:
"As noites de Cabíria" - cena final clique aqui
"Apenas o Fim" - Cena final clique aqui


O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE ENTREGA E PONTUAÇÃO [nota/valor]
PROJETO FINAL:

Para apresentar um produto AUDIOVISUAL: pense na linguagem.
Por exemplo, pense na linguagem usada no TIKTOK. Pode até ser uma linguagem contemporânea, e tem toda uma "técnica" de estilo e linguagem.
Mas cuidado para seu documentário não ficar parecendo um vídeo de TikTok.

A PROPOSTA é que seu documentário passe CREDIBILIDADE.
Mesmo sendo um FALSO DOCUMENTÁRIO ele deve parecer informar, educar, instruir, "mostrar a verdade".

O QUE SERÁ AVALIADO?
_ O PROCESSO de criação, a JUSTIFICATIVA LÓGICA de suas escolhas na linguagem.
1. Tem pesquisa e um “PORQUE” nas escolhas da sua narrativa/linguagem audiovisual.
Ex. A escolha de uma narrativa fragmentada foi pensada? Ex. canal nostalgia.
O plano de câmera PLONGÉ foi usado pois queremos que o espectador sinta neste momento tal emoção? Porque escolheram determinado plano de câmera? 
A trilha sonora selecionada é com RITMOS ACELERADOS pois precisamos dar emoção...? Porque usaram?
Ou seja TUDO TEM UM PORQUE... ou um PORQUE na maioria das escolhas. 
PERCEBE-SE UMA CONSTRUÇÃO do seu projeto.

2. É NECESSÁRIO que tenha no seu produto audiovisual IMAGENS AUTORAIS,
ou seja, você deve gravar suas imagens e não apenas utilizar de banco de imagens.

3. PODE TERCEIRIZAR seus esforços: EX. Narrativa – a pessoa sabe narrar / falar / tem voz em potencial?
pode terceirizar com alguém que saiba bem OS CORTES de edição e o significado destes CORTES. 
Pode trazer INFOGRÁFICOS com designers ou animadores....
Você é O/A CRIADOR/A DIRETOR/A;

4. VERIFICAR EXEMPLOS DE DOC.
Assista e analise DOCUMENTÁRIOS, vejam o que e como eles se apresentam. Enquadramentos, locuções, vinhetas, gráficos, pesquisa, seleção de fotos, seleção de filmes, como isto tudo é editado e apresentado.
Para seu grupo veja em outros documentários, de diferentes temas o que é bom e o que é ruim. Use-os.
Lembrem-se que há SUBGENEROS nos documentários. [Há um link acima, neste mesmo post que mostra este subgêneros]

5. QUEM SABE APLICAR "CARACTERÍSTICAS" de DOCs que passam CREDIBILIDADE de algo real:
_ Câmera tremendo.
_ Câmera de vigilância.
Handcam. Depoimentos.
_ Loc. Off.
Stalker.
_ Imagens Históricas.
_ Simulações narradas.
_ Depoimentos. 

6. O QUE É PRECISO TER NO VÍDEO:
_ Título da obra;
_ Imagens autorais [captação de imagens pelo grupo];
_ Estudo planejado de Edição de imagens [o porque da edição]
_ Estudo planejado de faixas de áudio [trilha, depoimentos, narração off]
_ Créditos no final e/ou no começo do produto audiovisual;
_ TRAZER CREDIBILIDADE, como algo real, de valor.

7. COMO SERÁ ACOMPANHADO SEU PROCESSO? POR MEIO DE:
_ Análise de outros documentários;
_ Cronograma;
Storyline;
_ Roteiro;
Shooting Board; [fotos autorais]
Story Board com os 04 itens que compõem o story Board 
_ Link no Google Drive atualizado com arquivos e informações diversas

8. O QUE PODE DAR AINDA MAIS VALOR PARA SEU PROJETO:
_ Making Off.
_ Convergência de Mídias;
_ Livro arte.
_ Originalidade;
_ Marketing de Ativação;
_ Etc. 


Sobre STORY BOARD

ATENÇÃO [como avaliar seu próprio story board]

SEU STORY BOARD, o story board do seu DOCUMENTÁRIO, deve ser um STORY BOARD “MILIONÁRIO”, ou seja, pense que você irá VENDER sua ideia visual, vender seu STORY BOARD para uma grande PRODUTORA como a MGM, PARAMOUNT, O2, GIBBLI, ETC... 
PERGUNTE-SE: o story board que você criou É REALMENTE DIFERENTE? INOVADOR? BOM? ESPECIAL? VENDE?
Se for um story board comum, que outros podem pensar na composição da imagem de modo fácil e trivial, então NÃO É UM STORY BOARD MILIONÁRIO. 
Ele perde a função dele de ser e ser pensado.
Ou seja, PENSE no seu STORY BOARD do documentário.
OBSERVAÇÃO:
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA;
CADA QUADRO APRESENTA 04 itens [ver acima]




 Na criação do seu documentário:

 EVITAR: 01 _ Recapitular documentários
Aqui o canal reapresenta um documentário feito por outro canal.
Ex. Canal Stackz  x Doc Netflix




 EVITAR:  02_ Parecer com uma apresentação escolar.
Aqui o vídeo apresenta banco de imagens nada originais, apenas ILUSTRATIVAS.



INSPIRAR: 03_ DICA DE DOCUMENTÁRIO
Acompanhe as apresentações da sua turma e de outras turmas.
Veja o que os grupos pesquisaram e analisaram enquanto documentário para sua inspiração.



INSPIRAR: 04_ DICAS DE DOCUMENTÁRIOS
VEJA O TEMPO dos DOCUMENTÁRIOS
VEJA AS POSSIBILIDADES





DIORAMA






CLIQUE AQUI E VEJA UM VÍDEO DO INSTAGRAM DO PROFESSOR
COM UM ACADÊMICO DE RTV [o Arthur dançando] NO ESTUDIO DA BELAS ARTES


 


O STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS

a. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
b. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
c. Plano de câmera utilizado;
d. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;
VEJA O STORY BOARD DO TCC DA MARINA CARLESSO CLIQUE AQUI

ATENÇÃO [como avaliar seu próprio story board]

SEU STORY BOARD, o story board do seu DOCUMENTÁRIO, deve ser um STORY BOARD “MILIONÁRIO”, ou seja, pense que você irá VENDER sua ideia visual, vender seu STORY BOARD para uma grande PRODUTORA como a MGM, PARAMOUNT, O2, GIBBLI, ETC... 
PERGUNTE-SE: o story board que você criou É REALMENTE DIFERENTE? INOVADOR? BOM? ESPECIAL? VENDE?
Se for um story board comum, que outros podem pensar na composição da imagem de modo fácil e trivial, então NÃO É UM STORY BOARD MILIONÁRIO. 
Ele perde a função dele de ser e ser pensado.
Ou seja, PENSE no seu STORY BOARD do documentário.

OBSERVAÇÃO:
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA

VEJA O STORY BOARD DO TCC DA MARINA CARLESSO CLIQUE AQUI


Exemplos de livros apresentados pelo professor com Story Boards:
_ Prometheus
_ Duna - INCAL - Moebius e Jodorovisk clique aqui
_ The Hobbit
_ Blade Runner 2049



POETICAS CONTEMPORÂNEAS
CLIQUE AQUI

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ANOTAÇÕES E INFORMAÇÕES

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