PROJETO FINAL: documentário ou mocumentário
_ Agendar e Organizar; clique aqui
_ Individual ou em Grupo;
_ Pode terceirizar;
_ Valendo de 0 a 5 pontos
_ Prazo de entrega: 12 de junho
_Outros projetos no decorrer do bimestre
02 projetos individuais ou em até 03 pessoas - valendo 2,5 pontos cada:
_ Story Board do seu Documentário/Mocumentário
_ Diorama Estúdio Belas Artes;
SEGUNDO BIMESTRE
_ Análise de site - pesquisa em videoarte e documentários, produtos audiovisuais
FILE clique aqui
NOWNESS clique aqui
MUSEU DA PESSOA clique aqui
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DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO 2022.1
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DOCUMENTÁRIOS
COMUNICAÇÃO 2022.1
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DOCUMENTÁRIOS
ANIMAÇÃO 2022.2
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DOCUMENTÁRIOS
COMUNICAÇÃO 2022.2
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NARRATIVAS: polifônica, circular, fragmentadas, inserção, binária clique aqui
a. cronograma CLIQUE AQUI
b. briefing CLIQUE AQUI Atenção: não há "um modelo" de briefing. Há "briefings", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto
c. método. Atenção: não há "um modelo" de MÉTODO. Há "métodos", onde cada um cria/escolha/adapta ao seu produto

1. Pré-Produção:
1.2 Planos e Regras de Enquadramento
Plano é o segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, isto é, a imagem registrada durante o intervalo quando a câmera está ligada, gravando uma cena. Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Quanto aos planos cinematográficos eles começam a ser classificados de acordo com imagens de cenas externas. Temos os seguintes planos:
Grande Plano Geral (GPG) - Descreve o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto, sendo impossível perceber a ação ou identificar os personagens, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg);
Plano Geral (PG) - Apresenta um ângulo de visão menor que o GPG. Nele se percebe a figura humana, mas é difícil reconhecer as personagens e a ação. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg). Na TV, o plano geral (PG) mostra o personagem de corpo inteiro. Ao enquadrar o ator, é deixado um pouco de espaço acima da cabeça e abaixo dos pés (diferença de 10% entre a imagem da fita e o visor);
Plano Conjunto (PC) - Apresenta personagem ou grupo de pessoas no cenário e permite reconhecer atores e movimentação em cena. A ação não é visualizada nos mínimos detalhes, tendo um caráter descritivo e narrativo, com tendência maior para a descrição (4 a 8 seg.). Na TV, o plano conjunto (PC) é aquele que corta o personagem na altura dos joelhos ou pouco acima.
Plano Médio (PM) - Tem como objetivo enquadrar o ator em toda sua altura. Sua função é narrativa, pois a ação tem maior impacto na totalidade da imagem (3 a 7 seg) Mostra o ator da cintura para cima. Os olhos do personagem ficam a 2/3 da altura do quadro;
Plano Americano (PA) - Enquadra os personagens acima do joelho ou abaixo da cintura e privilegia a ação em relação ao cenário (3 a 7 seg);
Primeiro Plano (PP) - Enquadramento que corta o personagem na altura do busto. É um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores e a direção dos olhares, havendo pequena quantidade de detalhes no quadro (2 a 6 seg). Na TV, o primeiro plano (PP) é utilizado em diálogos ou entrevistas;
Primeiríssimo Plano (PPP) - É aquele em que o rosto ou parte do rosto ocupa toda a tela. A ação não é percebida, dando-se atenção ao lado emocional transmitido pela expressão facial do ator. É um plano de função indicativa (1 a 3 seg.). Na TV, o primeiríssimo plano (PPP) também mostra a cabeça do ator, apresentando certo impacto visual.
Plano Detalhe (PD) - É aquele que destaca pormenores do rosto ou do corpo do ator, sendo uma imagem de forte impacto visual e emocional. É um plano de função indicativa. Devido às dimensões exageradas da imagem, necessita de tempo reduzido para a identificação dos objetos em cena (1 ou 2 seg). Na TV, o plano detalhe (PD) também mostra parte do rosto. É um plano de forte impacto visual.
Fonte: http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4
SEGUNDO BIMESTRE
REALIZAÇÃO DAS ETAPAS ATÉ A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO.
CLIQUE AQUI para saber sobre os GENEROS possíveis de documentários
TEMPO DO DOCUMENTÁRIO - LIVRE
Existem documentários de 10 minutos [ou menos] até 90 minutos ou mais.
Vejam exemplos de documentários no CANAL CURTA clique aqui ou pelo instagram clique aqui
DATA DE ENTREGA NO MOODLE: 12 de JUNHO as 23h59m
NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS ENTREGUES POR E-MAIL
APRESENTAÇÃO DO SEU VÍDEO FINAL PARA A CLASSE:
_ Apresentação Oral Opcional:
Você quem decide se deseja falar/apresentar/defender/mostrar seu vídeo para a classe.
_ Se você desejar apresentar poderá faze-lo em no MÁXIMO 15 minutos CLIQUE AQUI;
_ Entrega no Moodle Obrigatória:
Postar no Moodle um DOCUMENTO com seus nomes e o link do seu vídeo.
_ Após as entregas aqui no blog terá um LINK com acesso a todos os vídeos
O COMEÇO DE TUDO
1. FORMAR GRUPOS DE 01 até N PESSOAS
[pense que uma produtora tem muitas funções e muitas pessoas trabalhando em um único vídeo, a sala pode fazer um produto único se desejar];
Lembre-se que quanto maior o tamanho da equipe melhor se apresenta um projeto.
Ou seja, mais pessoas no grupo, espera-se e irá ser cobrado um trabalho mais organizado e melhor desenvolvido.
3. AGENDA / CRONOGRAMA
TEMOS PELA FRENTE 07 SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO EXCLUSIVO AO PROJETO aproximadamente.
4. ORGANIZAÇÃO
PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO AUDIOVISUAL [cinematográfico]:
É preciso uma palavra final de: direção geral / direção de arte / direção de fotografia.
5. o PROFESSOR irá enviar um link do GOOGLE DRIVE onde todos terão suas pastas dos seus respectivos trabalhos.
O LINK DESTA PASTA SERÁ PARTILHADO COM A TURMA TODA.
Primeiro criar o link e enviar o link da sua pasta ou da pasta do seu grupo para o professor pelo MOODLE.
DEPOIS DENTRO DESTA PASTA DO GOOGLE DRIVE teremos outras subpastas tais como:
a. Subpasta 01 com a analise de um outro documentário;
b. Subpasta 02 com CRONOGRAMA DE TRABALHO [há um link de cronograma logo acima ou logo abaixo - apresentado na aula anterior];
c. Subpasta 03 com STORYLINE e SINOPSE. Storyline é o começo, meio e fim descrito de modo rápido contendo spoiler. Sinopse é o que se apresenta, sem spolier.
d. Subpasta 04 com ROTEIRO
e. Subpasta 05 com SHOOTING BOARD [fotos autorais] VEJA EXEMPLO CLIQUE AQUI e assista ao Shooting do filme THE HOBBIT com Peter Jackson [a partir dos 15m de filme].
ATENÇÃO: Se você faz as fotos DURANTE A GRAVAÇÃO é making of, as fotos são feitas ANTES, e fotos feitas antes são SHOOTING BOARD.
Não confundir Shooting board com making of.
f. Subpasta 06 com STORY BOARD
ATENÇÃO: O STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS
f1. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
f2. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
f3. Plano de câmera utilizado;
f4. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;
g. Subpasta 07 com Making of [arquivos diversos]
h. Você pode ainda criar outras subpastas com outros itens tais como marketing de ativação, material de divulgação, convergência de mídias...
_PRE-PRODUÇÃO:
Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Roteiro.
Cronograma de trabalho.
Decupagem do roteiro.
Escolha de Locação.
Escolha de Casting [ideia / possibilidades]
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).
_PRODUÇÃO
Painel Semântico [imagens para ideias]
Leitura de roteiro - Decupagem;
_ SHOOTING BOARD – painel semântico feito com suas próprias imagens.;
_ STORY BOARD – com 04 itens:
a. desenho em si.
b. descritivo do desenho.
c. plano de câmera.
d. locução ou som [se houver].
_ CASTING
_ ENSAIO
_ LOCAÇÃO
_ GRAVAÇÃO
Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo
Fazer as capturas de vídeo
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.
_PÓS-PRODUÇÃO
_ EDIÇÃO DE SOM E VÍDEO
Análise das imagens brutas
Produção da história final
Seleção de música e trilha sonora
Edição de vídeo
Revisão e aprovação
Entrega
5. TEMA DO TRABALHO:
DOCUMENTÁRIO SOBRE SUA VIDA
OU A VIDA DA SUA FAMÍLIA
OU A VIDA DE UM/A AMIGO/A
OU A VIDA DE ALGUÉM QUE QUEIRA:
Morador em situação de rua / creches / ambiente universitário / ...
O TEMA EM SI É: VIDA DO SER HUMANO.
PODE SER UM DOCUMENTÁRIO VERDADEIRO OU UM FALSO DOCUMENTÁRIO.
MOCUMENTÁRIO - FALSO DOCUMENTÁRIO [mockumentary]:
Por exemplo – vc faz um documentário comprovando que seu/ua vizinho/a é um Power Ranger.
Mas por favor que não seja parecido com aqueles programas estilo CASOS DE FAMÍLIA.
6. ORGANIZANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º CRIAR UM CRONOGRAMA NO EXCEL COM 05 SEMANAS SEGUINTES.
PARA DOWNLOAD DE UMA SUGESTÃO DE TABELA CLIQUE AQUI
SUGESTÃO: CRIAR UMA PASTA DESTE PROJETO PARA O GRUPO.
E NESTA PASTA COLOCAR O CRONOGRAMA DE TRABALHO.
estes depoimentos, verdadeiros ou não, dão a característica
"As noites de Cabíria" - cena final clique aqui
"Apenas o Fim" - Cena final clique aqui
Por exemplo, pense na linguagem usada no TIKTOK. Pode até ser uma linguagem contemporânea, e tem toda uma "técnica" de estilo e linguagem.
Você é O/A CRIADOR/A DIRETOR/A;
_ Livro arte.
_ Etc.
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA;
CADA QUADRO APRESENTA 04 itens [ver acima]
Na criação do seu documentário:
EVITAR: 01 _ Recapitular documentários
Aqui o canal reapresenta um documentário feito por outro canal.
Ex. Canal Stackz x Doc Netflix
EVITAR: 02_ Parecer com uma apresentação escolar.
Aqui o vídeo apresenta banco de imagens nada originais, apenas ILUSTRATIVAS.
INSPIRAR: 03_ DICA DE DOCUMENTÁRIO
Acompanhe as apresentações da sua turma e de outras turmas.
Veja o que os grupos pesquisaram e analisaram enquanto documentário para sua inspiração.
COM UM ACADÊMICO DE RTV [o Arthur dançando] NO ESTUDIO DA BELAS ARTES
O STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS
a. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
b. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
c. Plano de câmera utilizado;
d. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;
VEJA O STORY BOARD DO TCC DA MARINA CARLESSO CLIQUE AQUI
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA
VEJA O STORY BOARD DO TCC DA MARINA CARLESSO CLIQUE AQUI
Exemplos de livros apresentados pelo professor com Story Boards:
_ Prometheus
_ Duna - INCAL - Moebius e Jodorovisk clique aqui
_ The Hobbit
_ Blade Runner 2049
POETICAS CONTEMPORÂNEAS
CLIQUE AQUI
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