SEGUNDO BIMESTRE
REALIZAÇÃO DAS ETAPAS ATÉ A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO.
CLIQUE AQUI para saber sobre os GENEROS possíveis de documentários
TEMPO DO DOCUMENTÁRIO - LIVRE
Existem documentários de 10 mintuos [ou menos] até 90 minutos ou mais.
Vejam exemplos de documentários no CANAL CURTA clique aqui ou pelo instagram clique aqui
DATA DE ENTREGA NO MOODLE: 08 de DEZEMBRO
APRESENTAÇÃO DO SEU VÍDEO FINAL PARA A CLASSE:
_ Apresentação Oral Opcional:
Você quem decide se deseja falar/apresentar/defender/mostrar seu vídeo para a classe.
_ Se você desejar apresentar poderá faze-lo em no MÁXIMO 15 minutos CLIQUE AQUI;
_ Entrega no Moodle Obrigatória:
Postar no Moodle um DOCUMENTO com seus nomes e o link do seu vídeo.
_ Após as entregas aqui no blog terá um LINK com acesso a todos os vídeos
O COMEÇO DE TUDO
1. FORMAR GRUPOS DE 01 até N PESSOAS
[pense que uma produtora tem muitas funções e muitas pessoas trabalhando em um único vídeo, a sala pode fazer um produto único se desejar];
3. AGENDA / CRONOGRAMA
TEMOS PELA FRENTE 05 SEMANAS DE TRABALHO aproximadamente.
4. ORGANIZAÇÃO
PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO AUDIOVISUAL [cinematográfico]:
É preciso uma palavra final de: direção geral / direção de arte / direção de fotografia.
5. o PROFESSOR irá enviar um link do GOOGLE DRIVE onde todos terão suas pastas dos seus respectivos trabalhos.
O LINK DESTA PASTA SERÁ PARTILHADO COM A TURMA TODA.
Primeiro criar o link e enviar o link da sua pasta ou da pasta do seu grupo para o professor pelo MOODLE.
DEPOIS DENTRO DESTA PASTA DO GOOGLE DRIVE teremos outras subpastas tais como:
a. Subpasta 01 com a analise de um outro documentário;
b. Subpasta 02 com CRONOGRAMA DE TRABALHO [tem um link de cronograma logo abaixo/
c. Subpasta 03 com STORYLINE
d. Subpasta 04 com ROTEIRO
e. Subpasta 05 com SHOOTING BOARD [fotos autorais] VEJA EXEMPLO CLIQUE AQUI e assista ao Shooting do filme THE HOBBIT com Peter Jackson [a partir dos 15m de filme]. ATENÇÃO: Se você faz as fotos DURANTE A GRAVAÇÃO e não ANTES, então NÃO É SHOOTING BOARD é MAKING OF. O Shooting board é feito antes da gravação para estudar o local onde será gravado.
f. Subpasta 06 com STORY BOARD
ATENÇÃO: O STORY BOARD APRESENTA-SE EM 04 ITENS
f1. O desenho em si com o quadro [moldura de referencia] a que pertence [tv/pc ou celular ou cinema];
f2. Um descritivo da cena. Se uma cena é bem pensada e desenhada ela é descrita abaixo do quadro.
f3. Plano de câmera utilizado;
f4. Som: trilha sonora da respectiva cena e/ou locução e/ou narração e/ou diálogo e/ou trilha sonora;
g. Subpasta 07 com Making of [arquivos diversos]
h. Subpasta 08 com SINOPSE
i. Você pode ainda criar outras subpastas com outros itens tais como marketing de ativação, material de divulgação, convergência de mídias...
_PRE-PRODUÇÃO:
Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
Roteiro.
Cronograma de trabalho.
Decupagem do roteiro.
Escolha de Locação.
Escolha de Casting [ideia / possibilidades]
Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
Listar o que será usado na produção;
Montar cenários e/ou conhecer locações;
Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).
_PRODUÇÃO
Painel Semântico [imagens para ideias]
Leitura de roteiro - Decupagem;
_ SHOOTING BOARD – painel semântico feito com suas próprias imagens.;
_ STORY BOARD – com 04 itens:
a. desenho em si.
b. descritivo do desenho.
c. plano de câmera.
d. locução ou som [se houver].
_ CASTING
_ ENSAIO
_ LOCAÇÃO
_ GRAVAÇÃO
Configurar o som, iluminação e equipamentos de vídeo
Fazer as capturas de vídeo
Gravar áudios de entrevistas, ambiente e/ou narração
Capturar vídeos auxiliares, usado na pós produção
Adequação entre criatividade e investimento;
Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
A gravação das cenas não precisa seguir a sequência cronológica do roteiro.
_PÓS-PRODUÇÃO
_ EDIÇÃO DE SOM E VÍDEO
Análise das imagens brutas
Produção da história final
Seleção de música e trilha sonora
Edição de vídeo
Revisão e aprovação
Entrega
5. TEMA DO TRABALHO:
DOCUMENTÁRIO SOBRE SUA VIDA
OU A VIDA DA SUA FAMÍLIA
OU A VIDA DE UM/A AMIGO/A
OU A VIDA DE ALGUÉM QUE QUEIRA:
Morador em situação de rua / creches / ambiente universitário / ...
O TEMA EM SI É: VIDA DO SER HUMANO.
PODE SER UM DOCUMENTÁRIO VERDADEIRO OU UM FALSO DOCUMENTÁRIO.
MOCUMENTÁRIO - FALSO DOCUMENTÁRIO [mockumentary]:
Por exemplo – vc faz um documentário comprovando que seu/ua vizinho/a é um Power Ranger.
Mas por favor que não seja parecido com aqueles programas estilo CASOS DE FAMÍLIA.
6. ORGANIZANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:
1º CRIAR UM CRONOGRAMA NO EXCEL COM 05 SEMANAS SEGUINTES.
PARA DOWNLOAD DE UMA SUGESTÃO DE TABELA CLIQUE AQUI
SUGESTÃO: CRIAR UMA PASTA DESTE PROJETO PARA O GRUPO.
E NESTA PASTA COLOCAR O CRONOGRAMA DE TRABALHO.
estes depoimentos, verdadeiros ou não, dão a característica
"As noites de Cabíria" - cena final clique aqui
"Apenas o Fim" - Cena final clique aqui
Você é O/A CRIADOR/A DIRETOR/A;
_ Livro arte.
_ Etc.
MESMO QUE NÃO SEJA GRAVADO UM VÍDEO IGUAL AO STORY BOARD VOCÊ DEVE APRESENTAR UM STORY BOARD BEM PLANEJADO.
NO MÍNIMO 04 QUADROS PARA AVALIAÇÃO DESTA DISCIPLINA;
CADA QUADRO APRESENTA 04 itens [ver acima]
Nenhum comentário:
Postar um comentário